Thursday, October 22, 2015

DOUBLE TIME.
E hoje é dia de DOUBLE TIME. E desta vez amos com este que é meu artigo campeão de acessos. Em maio de 2011 ele atingiu 40 mil acessos na sua primeira semana, e mais de 100 mil no referido mês. então é isso: vamos de repeteco!



LOS ANGELES, A CIDADE QUE NÃO EXISTE.
Vivi nessa cidade genial por 2 anos e no auge de meus 20 anos. Estudei musica no célebre GIT-Guitar Institute of Technology,em Hollywood e morei em Hollywood Hills,area super cool e linda. Andava todos os dias de casa até a escola só para circular no meio da historia do cinema na Walk of Fame, ou calçada da fama....estava a 10 Minutos de Beverly Hills, a 15 de Santa Monica e das praias, a 3 minutos do Hollywood Bowl , a 5 do Universal Studios...e sempre longe de entender essa cidade que é a polaroide da America.

Muitos me perguntam porque deixei L.A. para viver no Brasil e depois na Florida e 
finalmente em Londres. Eu mesmo não sei bem.....mas tenho umas coisas a dizer sobre esse lugar. Enquanto digito, estou olhando a praia de Santa Monica de frente para a janela do hotel onde costumo me hospedar e tomar café da manhã no dia em que chego antes de seguir para o Orange County).Estive muitas vezes aqui nos últimos anos (tenho casa na cidade). Mas, dessa vez, bateu um click que me fez olhar essa cidade com os olhos que olhei quando estive aqui aos 21 anos. Então,resolvi fazer uma crônica dessa cidade, e ao final,digo o que penso sobre viver aqui ou não.


L.A - a cidade que não existe.
Aqui em frente ao Hotel, vejo a praia com suas jovens douradas do sol da California a seus pés....vejo a geração saúde que é quase uma obsessão aqui,vejo o pacífico se debruçar na cidade que não tem inverno e onde os conversíveis desfilam aos milhares!
Pego meu carro (conversível,claro) e começo  minha ronda: desço pela Pico boulevard e ela me desfralda a cidade dos anjos. Saindo da avenida da praia ela me mostra os bares, as diversas clinicas de psiquiatras de cães (isso mesmo), os carros híbridos estão em toda partes.As palmeiras enfileiradas e perfeitas,a grama verde em uma cidade onde não chove nunca.

Das planuras de subúrbios perfeitos do valley até as praias de Malibu, Santa Monica, Huntington Beach etc...se tem o melhor de dois mundos em uma só cidade: lojas mil, praias, bares, clubes,parques temáticos.LA é um caldeirão de gente saudável e outras nem tanto, com seus restaurantes orgânicos e suas fast foods..com seus personal trainers de TUDO o que voce pensar aos guetos de mexicanos com suas gangs...mas tudo isso em um céu azul constante e que diminui qualquer sinal de depressão,ainda que ela incrivelmente exista por aqui.
Um mexicano definiu a cidade quando perguntei porque ele preferia viver ilegalmente aqui do que como cidadão no Mexico:
-aqui sou mais cidadão  tenho trabalho e vivo a cidade, desfruto dessa estrutura toda , dos serviços, das ruas,de morar bem, e isso para mim já é um ganho....estou na America, no melhor da America, sem ninguém me incomodar, sem medo.mesmo sendo ilegal - disse ele.
E as novidades estranhas e boas?  idosos em seus carros cor de rosa ou azul turquesa conversíveis  com seus cabelos idem, em uma cidade que dita moda, cultura, contra cultura e tendências  e desperta o imaginário de sol, praia e estilo de vida no mundo todo seja através dos filmes high school ou das praias e seus adeptos e saudáveis usuários. Seja nas bandas que fizeram historia e que criaram o desbunde nos anos 60, como the Doors...ou seja, a California É um blend de tudo isso, e muito mais. E é por isso eu amo Los A Angeles:ela é a loucura e o sonho, a tendência e o tradicional.
É a Única cidade em que os funcionários dos serviços diplomáticos estrangeiros (fora o Rio e Miami, provavelmente) JAMAIS querem ou pedem transferência, somente para ficar em um exemplo exótico.

A primeira impressão de L.A é estranha e a maioria dos brasileiros não gosta logo de cara.
Esta cidade requer tempo, pois as informações são muitas e é "tudo ao mesmo tempo agora". Tipo não dá para ver e fazer tudo em 1 semana....aqui nessa cidade , a maxima " a primeira impressão é a que fica" NÃO funciona.
E Saber andar aqui faz você ver a cidade como ela é e não como parece ser quando você anda nas areas turísticas, que se focam em poucas coisas.
Ela tem seus guetos e minorias, seus problemas raciais, mas isso qualquer lugar tem. Agora, beleza e diversidade cultural como aqui, não há. L.A é a high school do valley e a praia do filme "harbodies(1984). Ela é "Beverly Hills 90210" , Hollywood e o oscar...ela é gente dourada e também góticos e bikers,a cidade e a moto.
É tudo isso..é California no mais alto grau.
Nessa lugar onde o calor impera,os conversíveis não são as únicas estrelas: o ar condicionado central está logo ali em segundo lugar.
E ele esta em todas, literalmente falando, todas as casas desta cidade,assim como Em boa parte dos EUA .Ao menos nisso o resto do país se nivela a Los Angeles.

Voltei ao Brasil em 93 porque achava que teria no Rio esse mesmo clima. Um Ledo,fatal engano. 

No Rio, a gente mal tem tempo de olhar para a cidade, que apesar de bonita,maravilhosa e MAIS estonteante do que L.A,contrasta com a violência e a atenção fica muito dividida entre perigo e contemplação. 
O Rio é o que L.A. seria se não tivesse sido planejada...o Rio é uma Los Angeles depois do apocalipse.
Já na Florida eu tive uma miniatura de L.A, pois o estado é praia,é sol também. Claro que na Florida o aposentado é quem manda, pois lá é a area do mundo que mais atrai os aposentados do planeta. Eu vivi em Orlando, que não tem nada a ver com Miami. Orlando é boa por uma semana,pois depois é muito caipira e chata,apesar de ser muito bem estruturada. Já Miami é a cidade que faz o trio imbatível com LA e o Rio. O estado da Florida é maravilhoso,tem menos gente de fora do que L.A e parece menos barulhento. Mas L.A, como uma cidade que não existe (MAS existe...) é incomparável. Na Florida os idosos QUEREM ser e se sentir assim. Já em L.A quem tem 60,70 parece ter 50. Vestem Hollister e Rip Curl. Viver sem estresse faz bem !

Nós brasileiros ,por termos sempre essa simbiose com beleza e estresse, de nada poder ser tão bom que algo não estrague, parecemos sempre estar esperando alguma coisa que quebre nosso prazer de viver né. Isso é stress muito enraizado. Também pudera...mas quando se vive em outros lugares voce relembra ou descobre que é possível viver anos a fio sem ver TANTA  noticia ruim e nem lembrar de que existem tais coisas. 

Vim morar em Londres e foi a melhor decisão de minha vida. Aqui é o local mais seguro e mais visitado do planeta, e o maior centro de negócios do mundo. como trabalho no mercado financeiro, foi a escolha certa. A beleza da cidade é diferente das cidades de praia, e as pessoas mais fechadas. Ainda assim, Londres é o oposto que eu procurava para dividir meu tempo entre as outras cidades praianas, como o Rio e Los Angeles.

Se você conhecer alguém que more há mais de 10 anos em L.A. e diga que detesta, tenha certeza....essa cidade é tão genial que até quem desfruta dela tem uma inveja de sua beleza e glamour,de seus entornos únicos no mundo, de sua aura e desse céu californiano que nos dá uma vista dourada, quando dirigindo na Santac Monica boulevard as 4 da tarde...com a bola de sol gigante exatamente no fim da avenida,tal um pote de ouro no fim do arco-íris californiano.

Para Quem NAO ACREDITA,Veja a foto tirada por mim em um fim de tarde. Até breve!