Wednesday, July 7, 2010

ZICO E FITTIPALDI: MEUS DOIS HEROIS.

Todos temos ídolos no esporte e em todas as áreas da vida, e eles ( e elas ) nos inspiraram e nos inspiram com seus pensamentos e idéias que usamos pela nossa vida afora.Geralmente,para cada area de nossa vida temos idolos ,mas poucos tem idolos que preenchem todas as áeras de sua vida. Eu tenho.
Desde moleque eu sempre tive apenas dois ídolos máximos, que,através de seus exemplos e posturas dentro e fora de suas profissões,e são eles
EMERSON FITTIPALDI E ZICO.

Dia desses ví,no canal Sportv,um programa chamado "a era Fitttipaldi" e outro com Galvão Bueno,chamado "histórias com Galvão".Os dois foram ótimos programas e em um deles ví a definição correta de Ingo Hoffman sobre Emerson: disse Ingo: ----Quando eu começei nas corridas,era rato de box e vivia em interlagos,e toda a turma da época tinha em Emerson um Semi-Deus inalcançável !! ----

Essa expressão "semi Deus inalcançável " definiu o que eu sempre pensei tanto de Fittipaldi como de Zico: exemplos para mim, motivos para ler, assistir e torcer, e para usar os exemplos de superação e perseverança que tiveram.Não vou nem entrar no merito deles como homens, porque aí nem é preciso dizer nada.....foram e são homens que honraram seus filhos e seus compromissos com suas famílias e seus amigos.Homens probos e honestos,coisa rarríssima nos dias de hoje tanto no esporte como na vida em geral.

Lembro que,até eu ter uns 9,10 anos de idade, torcia pelo Fluminense, mais por pressão do meu pai do que por convicção..via os fla-flus e torcia pelo Zico mais do que pelo Flu..era estranho eu cometer essa "traição" silenciosa, que só meu coração sentia....ele batia mais forte quando entrava o flamengo de Zico em campo....até que um dia eu resolvi assumir a pele rubro negra de vez. Meu irmão do meio acompanhou o relator e aí a coisa se encaixou.

Até hoje, quando vejo Emerson e Zico na tv, fico muito emocionado e bato palmas mesmo, sozinho em frente a tv. Esses dois Semi-Deuses inalcançáveis fizeram e farão sempre parte de minha vida, tanto pelas vitorias como pelo jeito com o qual encararam os reveses de suas vidas, e eles não foram poucos.Em um país que ridiculariza e encontra rotulos pejorativos para com seus idolos, eles foram pioneiros na arte de superar as dificuldades.Seja nas votorias ou nos momentos mais escuros de suas vidas,momentos que todos tivemos ou temos,eles me ensinaram .Por isso são os meus dois únicos ídolos de verdade,Pra sempre. Longa vida ao galinho e ao "rato".

*******************************************************************
Gustavo Kuerten anda sumido, mas é outro idolo que a mídia as vezes esqueçe......grande guga ! !